A fotografia ocupa hoje, no cenário informacional, um papel importantíssimo na transmissão de informação. Mais do que isso, as imagens transmitem emoções. Nos primórdios da fotografia, não havia a preocupação com o que estava por trás dela, elas eram tidas apenas como registro. Segundo Benjamin (1987, p. 95), “As primeiras pessoas reproduzidas entravam nas fotos sem que nada se soubesse sobre sua vida passada, sem nenhum texto escrito que as identificasse.” Hoje, a fotografia vai além da confirmação de um fato. Fotos jornalísticas geralmente vêm acompanhadas de uma informação sobre a imagem retratada. As fotografias têm o objetivo de despertar a atenção do leitor para o fato, instigar, impactar.
Sobre esse aspecto profissional da fotografia, penso que, como profissionais da informação, temos grande responsabilidade com a possível recuperação dessas imagens. E mais ainda: acredito que o trabalho de seleção e indexação deva ser exercido juntamente com jornalistas, fotógrafos, enfim, profissionais que lidem diretamente com a imagem.
A indexação de imagens e fotografias é uma área muito interessante de ser explorada, pois o mercado ainda não possui muitos especialistas no assunto. Sejamos os desbravadores dessa diversidade imensa de informação visual, a forma silenciosa das palavras.
Referência:
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário