domingo, 18 de abril de 2010

Banco de imagens: o uso jornalístico

No último post, abordamos a imagem e sua função no contexto informacional. A proposta no presente post é tratar dos bancos de imagens. Tentarei mostrar uma de suas funções importantes: suporte jornalístico.

Os bancos de imagens têm como principais funções disponibilizar imagens para diversos usos e como preservação da memória de algo específico. Para isso, é necessária a criação de um banco de dados que seja, ao mesmo tempo, eficaz para quem disponibiliza e para quem utiliza a informação visual. Um veículo onde a informação é a matéria-prima necessita de um banco de dados consistente e relevante. Rozados (1997) destaca os fatores que determinam o sucesso de um banco de dados.

“As previsões de crescimento, tanto de ingresso de material em texto e imagem, quanto de buscas, são sempre superadas, o que nos obriga a freqüentes reavaliações de sistemas e métodos de controle, armazenamento, busca e disseminação”. (ROZADOS, 1997, v. 26, n.1)

Um exemplo de banco de imagens eficaz é o Banco de Dados Folha, mantido pelo jornal Folha de São Paulo. O acervo conta com mais de 20 milhões de imagens em arquivo físico e digital. O banco de dados é interativo, oferece serviços de pesquisa de imagens por encomenda e especiais históricos produzidos pelo jornal. Para quem quiser conferir: http://bd.folha.uol.com.br/.


Referência:


ROZADOS, Helen Beatriz Frota. O Jornal e seu Banco de Dados: uma simbiose obrigatória. Ciência da Informação, Brasilia, v. 26, n. 1, jan. 1997 . Disponível em: php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000100014&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 abr. 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário